A ideia de fazer um cruzeiro foi de início uma loucura pois o meu mais-que-tudo não passa muito bem com a ondulação marítima, mas não devemos ficar na ignorância e partimos para uma experiência de 5 dias no mar.
Embarcámos em Lisboa no MSC Opera com destino ao porto de Southampton, para quem não sabe foi o porto de onde saiu o Titanic.
A viagem teve a duração de 5 dias com paragem no porto de Bilbao e no porto de Le Havre, um dos portos que relata a história no desembarque da Normandia.
Bilbao é uma cidade muito bonita, limpa e interessante. Para os amantes da cultura e da arquitetura é paragem obrigatória no Guggenheim, que está envolvido com peças de arte. Bilbao é uma cidade simpática e sinceramente quero voltar para conhecer com mais tempo.
Chegados ao porto de Le Havre, após 4 dias de navegação eis que apanho uma decepção, o porto é muito industrial, sem grande recepção e preparação para receber cruzeiros e após uma grande chuvada lá fui conhecer a cidade que se demonstrou ser pouco atractiva. A maioria das lojas abriam só às 14h e sendo ainda umas 11h mais valia regressar ao navio. Mas fizemos um passeio com guia num comboio elétrico pela Cidade. Le Havre é uma cidade que foi reconstruída depois de ter sido devastada na 2ª Guerra Mundial, a sua história não passa despercebida e apesar de não parecer muito atractiva relembra-nos um pouco das aulas de história.
Depois de 5 dias no mar desembarcamos em Southampton, um porto fantástico mas as autoridades britânicas só nos deixam sair após a verificação do passaporte. Após sairmos do barco pelas 10h vamos rumo à cidade de sua majestade.
A viagem de barco foi fantástica, mas para quem nunca viajou prepare-se com comprimidos para o enjoo, pois apesar de grande o barco pode abanar. Aconselha-se medicação para os mais sensíveis mas alguns dos truques é comer e não deixar o estomago vazio ou só com líquidos, pois os enjoos são mais frequentes nestas situações.
O navio era fantástico, bem decorado com tudo o que é necessário: restaurantes, bares, cafés, casino, espectáculos e concertos, biblioteca, shopping, piscina, discoteca, etc. Realmente não faltam espaços para diversão.
Aconselha-se, também, para quem quer descansar. Façam como eu, durmam, leiam muito, descansem e divirtam-se. Há de tudo um pouco.
A próxima aventura seguiu-se por Londres, numa curta visita de 3 dias, a diversão ainda não acabou ...