Este é mais um estudo elaborado na área do jornalismo. Desta vez coube a Vasco Ribeiro falar aos portugueses sobre "Fontes sofisticadas de Informação".
"Mais de 60 por cento das notícias analisadas resultaram da acção de indução por parte de assessores de imprensa, relações públicas, consultores de comunicação, porta-vozes e outros peritos em 'spin doctoring', ou seja, são determinadas pelas chamadas fontes sofisticadas de informação", salientou hoje, em declarações à Lusa, Vasco Ribeiro, autor da investigação que deu origem a um livro que será lançado quinta-feira no Porto." Fonte: DN
O autor ainda aborda temas como "a incapacidade do consumidor das notícias de detectar a intervenção dos técnicos de comunicação e relações públicas na construção das mesmas". O livro de Vasco Ribeiro está, neste momento, a ser alvo de "polémica" e discussão entre os comentadores e convidados do programa da RTP, Prós e Contras. Cada um com a sua opinião e há que saber ouvi-la.
Em tudo o que foi ouvido, até agora, concordo com José Alberto Carvalho, jornalista, quando diz que em Portugal só deveriam existir duas Universidades a leccionar o curso de Jornalismo, certamente seria uma forma de combater o elevado desemprego na área. Em jornalismo existem mais alunos e licenciados na área do que jornalistas com carteira profissional. De quem será a culpa?
Bora ver a segunda parte do programa, pois está interesante. ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário