terça-feira, novembro 22, 2011

RTP e suas sucursais.

Agora com toda esta crise e urgência em privatizar empresas os responsáveis informaram que vão banir a publicidade na RTP e que vão extinguir os canais regionais, como é o caso da RTP-Madeira e RTP-Açores. Mas o que será que têm na manga estes senhores? Os órgãos de comunicação social não sobrevivem, em grande parte, devido à publicidade? Então como é que vão pagar os ordenados enormes dos jornalistas de renome? E aos outros jornalistas que ganham bem menos e outros funcionários? Vão começar a produzir jornalismo de conveniência? Vão passar a noticiar porque pagam para que seja notícia? É assim que vai funcionar o jornalismo público português?

Então e os jornalistas e restantes funcionários das suas sucursais, RTP-M e RTP-A? Deixaram de ser importantes? As populações das ilhas deixaram de ter direito à televisão pública regional, vão ter de pagar para se informarem do que acontece na sua terra? Mas estes senhores não têm noção que as populações já estão demasiado habituadas a ver a sua televisão regional?

Tiram os subsidios, cortam os salários, dão mais deveres e tiram direitos... dão mais despesas, obrigam a mais contribuições, aumentam o IVA e ainda querem tirar o que de pouco ainda vai alegrando, por ser nosso, por ser regional. Não há maneira de tudo acabar e o problema é que tudo isto ainda vai no início... :S

Sem comentários: