No meu dia-a-dia, lido, também mas não só, com pessoas desempregadas, muitas delas estão deseperadas em busca de trabalho e não sabem mais que ginástica fazer para pagar as contas no fim do mês. No entanto, lido com um outro grupo mais restrito que apesar de serem desempregados a sua função actual é desocupados, pois apesar de não terem trabalho também não têm qualquer vontade de ter e, principalmente, nas redes sociais comentam notícias e outros posts sem conhecimento de causa e com gozo à mistura.
Triste povo o nosso, não querendo generalizar, quando têm reclamam porque têm, quando não têm fazem-se de coitados por não ter e outros ainda gozam com o que aparece. Mas afinal não somos povo de lutadores e de libertadores? Somos povo de desocupados com lingua demasiado grande que só critica o bom, o mau e o que não interessa?
Na verdade uma grande parte destes desocupados são ignorantes porque para fazerem os comentários que fazem será por não terem conhecimento das coisas. Mas se têm tempo para tudo não o deviam aproveitar para se informarem, lerem jornais por exemplo, e também para procurarem trabalho? Sempre ouvi dizer que o trabalho de um desempregado é fazer um horário à procura de trabalho, não digo 8 horas, mas umas horas de manhã e outras tantas à tarde não lhes fazia mal.
O mundo do trabalho começa a tornar-se no mundo do desemprego, pois as regras e as novas legislações não vêm ajudar em nada. Mas não deitem mais achas para a fogueira, façam a diferença, sejam únicos e originais. Mas, principalmente, informem-se antes de abrirem o bico. Se uma pessoa demonstra ser de pouca compreensão como é que um empregador a quererá contratar?
Cuidado, as redes sociais são perigosas para quem está à procura de trabalho já aconteceu perderem trabalho devido aos seus perfis e conteúdos de mural, e fotos. As redes sociais dizem demasiado sobre nós e é preciso filtrar essa informação. Ninguém deve escrever informações demasiado pessoais.
Ou seja, ocupem-se com coisas interessantes e deixem de ser desocupados, o trabalho não existe só fora de casa, e fora das cabeças de cada um. Deixem de ser desocupados e acordem para a vida, empregos não caem do céu.
Sem comentários:
Enviar um comentário