domingo, julho 24, 2011

Os três R's e a mentalidade minúscula

Reduzir, Reutilizar e Reciclar - todos nós já estamos habituados a ouvir falar nestas pequenas palavras que equivalem a muito no que toca à separação do lixo. Neste momento estou a ver uma reportagem na SIC sobre o assunto e mais tenho a certeza que é importante separar o lixo. Esta indústria cresce e nós crescemos por fazer bem ao meio ambiente. Quando se trata do ambiente as acções do homem são deveras importantes para a sua protecção. Se cada um trata da sua higiene pessoal pode também tratar da sua higiene doméstica que passa por tirar o lixo de dentro para fora de casa mas quando o fizer, faça-o de forma correcta.
Junto a esta reciclagem e cuidado diário também é importante focar que são centenas de pessoas que trabalham nesta área e foca-se, na reportagem, que quanto mais se reciclar mais postos de trabalho estamos a criar. Mas é necessário referir que ninguém quer trabalhar com lixo, a sociedade que se criou não só não tem cuidado com a reciclagem como também sente vergonha de certos postos de trabalho. Num País onde cerca de 90% dos jovens desempregados não têm estudos é necessário reforçar que esses mesmos 90% não se quer sujeitar a um trabalho onde tem que "sujar" as mãos. A grande maioria dos desempregados não quer trabalhar mas sim, querem, um emprego onde pouco têm de fazer mas muito querem ganhar. Todos os dias lido com pessoas assim, reclamam mas não aceitam qualquer coisa. E, infelizmente, num trabalho com tanto lixo, mas com tanta dignidade, de certeza que ao fim do dia só podem pensar: hoje, mais uma vez, ajudei o meio ambiente a ser mais saudável.
É pena que a sociedade não esteja preparada para isto e que em outras áreas não possamos dizer o mesmo. A nossa sociedade está a precisar de várias reciclagens mas certamente uma reciclagem ao modo de viver e de pensar será a mais urgente.

Sem comentários: