É assim que escreve o JN sobre um estudo realizado nos EUA que relata como é muito fácil perder oportunidades de emprego devido aos perfis ou, mesmo, antigos perfis em redes sociais. É preciso notar que a maioria das pessoas conta e escreve, dá a conhecer, a sua vida privada. Também muitos são capazes de escrever no seu estado que estão cansados de trabalhar não tendo a noção que todas essas mesnagens podem ser lidas pelos chefes e mesmo colegas de trabalho. Muitas pessoas reclamam pela clonagem de perfis e não deixa de ser normal pois deixam tudo disponível e aberto a qualquer pessoa que também possua um perfil na mesma rede social. O FB é uma forma de controlo pois os mais viciados até deixam que seja publicada a sua localização quase que ao minuto.
Alguns conselhos para que a utilização das redes sociais seja a mais saudável possível passam por bloquear a maioria de informação só sendo vizível aos amigos mais próximos. Uma opção é o seu username ser um nome diferente só reconhecido por pessoas que realmente o conhece. Quando se candidatar a uma vaga de emprego não coloque o mesmo email que usa para as redes sociais pois assim será mais fácil para a entidade empregadora chegar ao seu perfil. É necessário que se perceba que uma simples afirmação, sentimento ou uma pequena frase sem grande importância pode ter repercursões negativas no que toca à contratação ou mesmo no manter de uma relação profissional, podendo ser motivo de dispensa.
Sempre se falou que as novas tecnologias têm o poder de controlar as pessoas, primeiro falou-se nos telemóveis mas agora as redes sociais conseguem ultrapassar qualquer tipo de controlo antes imaginado.
As redes sociais expõem a vida de uma pessoa se a mesma não souber controlar o que escreve, não é necessário contar a vida toda pois para isso existem os diários ou então os blogues.
Sem comentários:
Enviar um comentário