sexta-feira, julho 20, 2012

Fogo alastra-se a norte e preocupa a população

Ainda se encontram por controlar e apagar os fogos que assolam a Ilha da Madeira, as situações viradas a sul já se encontram controladas e alguns fogos foram já apagados, mas neste momento preocupam os fogos que se alastraram a norte da Ilha. A população está em alerta devido ao fumo e fogo que continuam a ameaçar as habitações.
Sabe-se que os militares que chegaram ontem à Região já se encontram no terreno a combater os fogos ajudando os bombeiros que têm sido incansáveis nos últimos 3 dias.

Solidariedade sem limite

Nos meios de comunicação social bem como nas redes sociais apelam à população para fornecerem águas, sumos, sandes, biscoitos, bolos e todo o tipo de comida que possam doar para serem distribuidos pelos bombeiros que pouco ou nada têm descansado e que também precisam de se alimentar. A população tem sido solidária entregando todo o tipo de alimentos para ajudar os bombeiros e aos que estão a apagar o fogo. Em diversas situações muitos habitantes traziam das suas casas directamente para junto dos incêndios para aumentar as forças deste heróis.

Passa-se um pouco por todo o País, o fogo tem sido notícia nos últimos dias, não só na Madeira, mas em Tavira, Pont-de-Sôr, Tomar e também noutros sitios. É preocupante que todos os anos se oiça falar de incêndios, fogo posto e todas as suas consequências. Não será hora de dar mais atenção à limpeza dos terrenos e das matas? Não será essa limpeza mais que necessária no combate, ou melhor, na prevenção de fogos?
Vamos esperar para ver se é desta que as regiões acordam para este assunto de tão séria importância.


Petição para aquisição de mais meios para combate ao fogo já adicionou centenas de assinaturas

Vários populares madeirenses juntaram-se para uma petição de modo a convencer o Governo que é necessário a aquisição de meios, como avionetas e helicópteros, que ajudem no combate aos fogos. A verdade é que conhecendo a Madeira como conheço e após falar com entendidos na matérias chega-se à conclusão que esses meios não são viáveis para a Região devido ao seu terreno acidentado. Com o fumo denso que se verificou nos últimos dias, devido aos incêndios, nenhum meio de transporte, excluindo terrestre, conseguia passar por entre as núvens de fogo localizando o foco de fogo.
É muito fácil atribuir culpas mas não será por não dispormos de meios áereos que os fogos seriam apagados mais rapidamente. Mais uma vez será uma petição que não sairá do papel, tavez esta petição seja simpesmente mais um meio para provocar o Governo e não exactamente sobre a aquisição os meios ditos necessários, não seria a primeira.

Para a aquisição de meios aéreos no combate de incêndios têm de se colocar as questões pertinentes de modo a comprovar que será uma aquisição viável. O terreno montanhoso e toda a situação de incêndio não é igual a uma situação de passeio de helicóptero. Numa situação de incêndio existem muitas variantes a ter em conta relativamente à alteração da temperatura, do ar, os ventos e as núvens densas que podem impedir a circulação de helicópteros, entre outras questões que são precisas responder antes de se adquirir esses meios.
O problema de tudo isto é que estas questões não deviam ser preocupação agora mas sim há mais anos atrás de forma a preparar e equipar as regiões para o combate de fogos. Este estudo tem anos de atraso, mas como sempre ouvi dizer: "Mais vale tarde que nunca".

Sem comentários: