quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Números e erros de cálculos, alguém faltou às aulas de matemática.

Hoje vem publicado no DN-Madeira uma notícia que referencia a primeira autópsia realizada, às vítimas do temporal, tem o número 64. Os responsáveis de medicina legal explicam que este é um número sequencial das anteriores autópsias, processos, feitas desde o dia 1 de Janeiro de 2010. A verdade é que mais à frente na notícia referem que o número actual é de 108 processos. Feitas as contas foram feitas 44 autópsias. Agora pergunto se não estará o GR a fazer mal as contas quando ontem referiam a estimativa de 42 vítimas mortais e hoje vários canais de televisão focam as 41 vítimas, alegando ser o número oficial dado pelo GR. Só aqui já estamos com uma diferença de três vítimas. Outra questão que se levanta é quando se lê na dita notícia que foram autopsiados 36 dos 38 corpos. Então, ainda faltam dois, o que aumenta o número para 110, prefazendo um total de 46 vítimas mortais. Acho que basta fazer contas.
Bem, alguém andou a faltar às aulas de matemática.

Volto a dizer que compreendo que não divulguem o número total de vítimas, não há razão para alarmismos, mas que façam bem as contas porque este tipo de situação só lhes fica mal. Depois dizem que o mal é dos órgãos de comunicação social e coitados dos jornalistas que são criticados sem dó.
Os dados que estão a ser fornecidos aos jornalistas não são os mesmos e os números diferem muito. Na minha zona por exemplo, o Livramento, infelizmente faleceram muitas pessoas, e para nós é fácil fazer as contas e ultrapassam as 15 vítimas, no mínimo. Não entrando em pormenores, mas referindo o assunto, foi dito à RTP que só perderam a vida duas pessoas, a indignação começa a levantar-se e as pessoas estão revoltadas com o que é dito. Algumas delas vêem a memória dos seus familiares a ser destruída. Será justa esta falta de verdade sobre a realidade de todos os madeirenses??!!

Sem comentários: