Mas hoje fazem-se comparações com escolas, ou melhor, sempre
houve rankings e os alunos sempre souberam quais eram as melhores escolas, fossem
privadas ou públicas. Mas hoje em dia têm dado demasiado valor a isso,
podendo criar situações menos boas entre os estudantes.
Por acaso, hoje, vi uma
reportagem sobre escolas e programas inovadores e gostei de saber que existem alternativas para o que está errado. Visto o
ensino, ou melhor, a aprendizagem na matemática ser precária, não foi necessário
uma escola pertencer ao topo das melhores escolas para desenvolver um projecto
que faça com que os miúdos aprendam mais facilmente a matemática e superem as metas
de falha que existem nos dias de hoje.
São projectos destes que precisamos mas
em todas as áreas, pois as escolas/empresas/instituições, etc, de topo não se interessam pois já estão no topo embora
nem todos os alunos e funcionários sejam média de 20 ou exemplares.
Porque não fazem um ranking interno? A cada instituição e área,? Dos professores? Um ranking onde os alunos teriam de colocar à parte as suas diferenças e avaliar os professores com base no seu profissionalismo em termos de ensino.
Eu posso dizer que a matemática a mim não correu bem porque tive professores de matemática poucos crediveis em termos de profissionalismo. Mas este estudo teria de ser feito em várias disciplinas e áreas, seria muito importante para muita coisa andar em frente e não para os lados.
Sem comentários:
Enviar um comentário