As pessoas que nos rodeiam dizem muito sobre nós, pois sem querer adaptamo-nos ao nosso meio e às pessoas com quem lidamos diariamente de uma forma muito natural que é algo intrinseco a nós. Pois quando olho para trás e, apesar de ser mais nova, na altura, denoto que já fui mais fútil e mais esquisita com certas coisas e situações. Agora sinto-me mais descontraída e por isso também mais velha, e isso talvez signifique que cresci e passei a dar valor ao que realmente é importante.
Mas ao pensar nos grupos de amigos que já tive, desde a primária, consigo enumerar várias fases da minha vida, e em todas elas os amigos exerceram uma influência, por vezes boa e outras menos boa. Mesmo essas experiências menos boas ajudaram-me a crescer e a tornar-me quem sou hoje. Infelizmente, há pessoas que não aprendem e não evoluem, e simplesmente não se adaptam ao meio, às mudanças sociais.
Mas quando tentamos voltar a contactar com essas pessoas esquecemo-nos que essas também tiveram outro tipo de influência, dos seus amigos e do próprio meio onde estão inseridos, pode já não ser a mesma pessoa, que outrora conhecemos, ter mudado ou simplesmente esquecemo-nos de como essa pessoa era na altura.
Os amigos influenciam mas não nos mudam, ninguém ordena a ninguém para mudar embora existam pessoas demasiado influenciáveis, mas isso é outra história.
Resumindo, antes de contactar alguém com quem não estamos há muito tempo, anos, é melhor fazer uma retrospectiva do passado, onde essa pessoa fez parte, de modo a não termos surpresas. A comunicação é muito importante em qualquer tipo de relação mas, por vezes, por mais que exista uma tentativa de comunicação, isso não significa que o receptor compreenda, pois pode falar uma língua totalmente diferente. Esta falha de comunicação pode levar a desentendimentos, provocando discussões menos boas, e/ou à destruição do canal de transmissão, fazendo com que mensagem não seja entregue ou de forma correcta.
Às vezes por mais que as pessoas mudem não indica que tenha sido da melhor forma, ou que tenham se tornado pessoas melhores, pelo contrário. No entanto, sei que mudei para alguém melhor sem chatices, irritações, complicações, etc como aquele anúncio. A simplicidade continua a ser A qualidade de todas as qualidades...
Sem comentários:
Enviar um comentário